Afirmar as potencialidades <br/>do Interior
A candidatura de Edgar Silva dedicou a tarde de segunda-feira, 7, a diversas iniciativas no distrito de Évora. No sábado, o candidato participou em encontros na Guarda e na Covilhã.
O desenvolvimento do Interior passa pela valorização do território
No dia 5, Edgar Silva esteve na Guarda, onde visitou o Centro Educativo do Mondego, participou num almoço com sindicalistas de diversos sectores, para conhecer mais a fundo os problemas dos trabalhadores do distrito, e interveio numa sessão pública dedicada ao tema «Interioridade – causas e soluções».
Foram muitos os problemas colocados, como as dificuldades em produzir e a consequente destruição do aparelho produtivo; o encerramento de serviços públicos de Saúde, Educação e Justiça, entre outros; assim como os elevados custos com a mobilidade, decorrentes das portagens ou da desvalorização da ferrovia.
Numa região fortemente marcada pela emigração, o despovoamento e o empobrecimento, foram focadas as muitas potencialidades e riquezas naturais, patrimoniais e humanas existentes, e considerou-se essencial fomentar políticas que tenham em conta as realidades e promovam um desenvolvimento sustentável, a valorização do território e a justa distribuição da riqueza, defendendo direitos e promovendo a justiça social.
Edgar Silva referiu-se ainda ao papel do Presidente da República como salvaguarda de todas estas possibilidades, na medida em que elas se inscrevem na própria Constituição da República.
Cumprir a Constituição
À noite, num jantar na Covilhã, foram muitos os apoiantes que ouviram o candidato presidencial apoiado pelo PCP referir-se à mobilização necessária ao esclarecimento até 24 de Janeiro, contribuindo para levar mais longe uma candidatura que afirma os valores de Abril, profundamente ligada e comprometida com o interesse de Portugal, dos trabalhadores e do povo. Edgar Silva afirmou ainda a necessidade de que, na Presidência da República, esteja alguém que defenda, cumpra e faça cumprir a Constituição da República.
No rumo de Abril
Na tarde de segunda-feira, 7, a candidatura de Edgar Silva às eleições presidenciais regressou ao distrito de Évora.
O candidato comunista foi recebido de forma entusiástica em Vendas Novas, onde participou numa sessão de esclarecimento com dezenas de reformados do concelho. Seguiu depois para Aguiar (Viana do Alentejo), para participar numa sessão pública; o salão da Junta de Freguesia encheu para o ouvir e saudar.
Entusiasmo em Monte do Trigo
O dia terminou com um jantar de apoiantes no salão do Estaleiro da Junta de Freguesia de Monte do Trigo (Portel), onde Edgar Silva foi recebido de modo caloroso e efusivo por mais de cem pessoas. Depois da refeição cozinhada e servida de forma militante, os convivas tiveram oportunidade de ouvir o mandatário distrital, Alexandre Varela, assumir que esta é a candidatura em que devem votar todos os que têm sido roubados, todos os que foram obrigados a emigrar, todos os que querem um Portugal de progresso.
No encerramento da iniciativa, Edgar Silva afirmou que a sua candidatura é a única que quer voltar a colocar Portugal no rumo de Abril, tendo sublinhado que o seu compromisso é com o povo e com a Constituição da República, que o Presidente jura cumprir e fazer cumprir. O candidato apoiado pelo PCP terminou a sua intervenção lembrando que todos os votos contam e apelando àqueles que no dia 4 de Outubro derrotaram a direita para que votem na candidatura que é de Abril.